Guerra na Ucrânia: Consequências para o turismo alemão

Guerra na Ucrânia: Consequências para o turismo alemão

Embora muitas restrições de viagem tenham sido levantadas em toda a Europa, surgiu uma nova ameaça ao crescimento da indústria do turismo mundial - a guerra na Ucrânia. Vários peritos em turismo manifestaram a sua opinião sobre as consequências da situação para o sector das viagens e turismo da Alemanha.
 
Há cerca de três semanas, esperava-se que a época começasse bem sob as condições pandémicas, declarou Ralf Teckentrup, Presidente da Associação das Companhias Aéreas Alemãs. As companhias aéreas já tinham acumulado enormes perdas na ordem dos dois dígitos de mil milhões de dólares devido à crise da Covid-19. O aumento dos custos de energia teve um dos maiores impactos no transporte aéreo. O custo do combustível aumentou de 50 a 60 por cento nos primeiros dias após o início da guerra na Ucrânia, e é actualmente cerca de 35 por cento mais caro. É claro que isto se reflecte, em última análise, no preço dos bilhetes de avião, que provavelmente tornar-se-ão mais caros.
 
Petra Hedorfer da Direcção Nacional de Turismo da Alemanha assume que as intenções de viagem na região transatlântica, em particular, serão afectadas pela guerra. Segundo ela, um inquérito representativo realizado por um instituto de pesquisa de mercado dos EUA mostrou que 13% dos americanos querem cancelar as suas reservas de viagem, 47% querem esperar que a situação se desenvolva antes de tomar uma decisão, e 20% querem adiar a sua viagem.
 
Hedorfer afirmou ainda que a questão da situação económica nos países limítrofes da Ucrânia a oeste é motivo de preocupação. Uma viagem de férias, na situação actual, já não é uma prioridade para as pessoas de muitos destes países. Já houve uma queda de 30 a 50% nas reservas de voos dos Estados Bálticos, Bulgária, Croácia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia,
 
Dirk Inger da Associação Alemã dos Agentes de Viagens informou também que um início de temporada promissor tinha agora chegado ao fim: um declínio significativo nas reservas tem sido observado desde o início de Março. No entanto, permaneceu superior ao do ano de referência de 2019. Inger também indicou declínios nas reservas em todos os países da Europa de Leste. Para além da Rússia e Ucrânia, incluem-se os Estados Bálticos, Bulgária e Hungria. Estes países representaram cerca de sete por cento do volume de férias de Verão. No caso dos cruzeiros no Mar Báltico, o facto da paragem em São Petersburgo, muitas vezes um dos pontos altos da digressão, ter sido eliminada foi particularmente significativo. Este facto resultou num direito de cancelamento gratuito para os clientes, o que por sua vez leva a perdas para as companhias de cruzeiros e agências de viagens.
 
Michael Rabe, falando em nome da Associação Alemã de Turismo, salienta que o aumento dos preços da energia tem um impacto não só nas viagens aéreas, mas em todos os meios de transporte da cadeia de serviços de turismo. Isto é particularmente verdade para a indústria hoteleira, que é extremamente intensiva em termos de energéticos em algumas áreas.
 
Uma previsão inicial cautelosa para o ano tinha sido de que 60 a 70 por cento do volume de negócios pré-pandémico poderia ser alcançado. Agora, contudo, é impossível prever como a situação evoluirá, afirmou Rabe. Tendo concluiu, salientando que existe uma grande vontade de ajudar o sector do turismo: o alojamento turístico alemão está pronto a ajudar aqueles que fugiram da Ucrânia com oportunidades de emprego.

22 Março 2022